Terapia da Fala
Clínica Pediátrica e Familiar
Porque voz é sinónimo de confiança.
Na Hubb Together, compreendemos o impacto profundo que as dificuldades de comunicação podem ter na vida de uma pessoa, em qualquer idade. A nossa equipa de Terapeutas da Fala está aqui para oferecer um caminho de esperança e transformação, construído sobre a empatia, a compreensão e a individualidade de cada utente.
Acreditamos que a comunicação é muito mais do que palavras. É a nossa forma de nos conectarmos, de expressarmos emoções, de construirmos relações e de participarmos ativamente no mundo.
Seja para o seu bebé que está a ter dificuldades em amamentar, para o seu filho que está a desenvolver a fala, ou para si, que procura recuperar a sua voz após um problema de saúde, estamos aqui para oferecer um apoio especializado e dedicado.
Linguagem
Dificuldades em compreender ou expressar ideias.
Fala
Problemas na articulação de sons, gaguez.
Leitura e Escrita
Dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita.
Voz
Alterações na qualidade da voz, como a rouquidão.
Motricidade Orofacial
Dificuldades na mastigação, deglutição, respiração.
Para quem?
Bébés, Crianças e Adolescentes
Desde os primeiros meses até à adolescência, acompanhamos o desenvolvimento da comunicação do seu filho com atenção. Seja nas dificuldades da amamentação, primeiros sons da fala, desafios da leitura e escrita ou questões alimentares, estamos aqui para oferecer apoio individualizado.
Adultos
Na idade adulta, a comunicação pode ser afetada por diversas condições. Se enfrenta desafios neurológicos, de ORL ou oncológicos, a nossa equipa está aqui para si. Trabalhamos em conjunto nas dificuldades da fala, leitura, escrita, alimentação e linguagem, bem como em alterações da sensibilidade oral, para que possa recuperar a sua confiança.
Quando procurar uma Terapeuta da Fala?
Quando o Bebé sente:
Dificuldades na amamentação; Dificuldade em coordenar a respiração com a sucção e a deglutição; Introdução alimentar difícil, com rejeição de alimentos; Dificuldade na transição de consistências alimentares (por exemplo: recusa de alimentos sólidos); Alterações ao nível da mastigação.
Quando a Criança enfrenta:
Dificuldades em interagir e comunicar; Contacto visual reduzido ou ausente; Não reage aos sons; Tem mais de 2 anos e não fala; Dificuldade em formar frases; Não consegue contar uma história ou recontar um acontecimento de forma compreensível; Faz trocas, omissões ou distorções de sons na fala; Fica rouco ou com frequência; Gagueja; Dificuldades em ler; Respira pela boca; Acumula saliva nos cantos da boca; Dificuldades na alimentação, Dificuldade em mastigar e controlar os alimentos; Não compreende o que ouve.
Quando o Adulto é confrontado com:
Distorções dos sons da fala; Rouquidão frequente ou falhas na voz; Dificuldades da mastigação e da deglutição (ato de engolir); Alterações da expressão e harmonia facial; Alterações da linguagem, fala e deglutição após um AVC, TCE ou outras questões de ordem neurológica.
Preciso de ajuda!
Estamos aqui para ouvir e ajudar. Conte-nos o que está a sentir e como podemos caminhar ao seu lado.

